Apesar do comportamento de peseguir a cauda ser bastante comum entre os cães, este também pode ser um sintoma de um problema grave de transtorno obsessivo compulsivo (TOC), sugere um novo estudo.
Segundo o jornal Daily Mail o estudo sugere que o comportamento possa ser sintoma também de uma dieta pobre em nutrientes ou ainda de doenças psicológicas como timidez e medo excessivo de barulho. Para chegar a essas conclusões pesquisadores da Universidade de Helsinki entrevistaram 400 donos de cães. À princípio, a separação muito prematura entre o filhote e a mãe pode ser a grande causadora do problema de perseguir o rabo.
Outro comportamento bastante comum em animais com problemas de transtorno compulsivo obsessivo é perseguir sombras e lamber ou morder a própria pata.
O estudo revelou ainda que algumas raças são mais predispostas a desenvolver a síndrome.Cães da raça Bull Terrier e Pastor Alemão são as que mais podem desenvolver o problema. Curiosamente nos gatos, existe uma síndrome equivalente. Trata-se da Obsessão Anormal por Comida. O problema é visto em felinos que miam sem parar perto do pratinho de comida.