Muitos sequer já ouviram falar da raça de cães British Otterhound, mas ela existe. A raça é caracterizada por cães de porte gigante e pelo duro, mas infelizmente, seus exemplares estão ameaçados de extinção. A situação é tão preocupante que os animais são mais raros que o panda gigante e rinoceronte branco. A boa notícia é que recentemente, duas ninhadas, totalizando 20 filhotinhos da raça, nasceram no Reino Unido.
Segundo o jornal Daily Mail existem apenas mil exemplares da raça em todo o mundo, sendo que 300 vivem no Reino Unido. Já o número de pandas gigantes está por volta de dois mil, contral 17 mil rinocerontes brancos, alguns dos animais no topo na lista de extinção. De acordo com a publicação, os cães da raça British Otterhound surgiram no século 12, quando foram criados para a caça.
A população dos cães caiu vertiginosamente a partir de 1978, quando a caça com eles foi banida no Reino Unido. Alguns especialistas temem, inclusive, que dentro de 10 anos a raça possa estar extinta, mas seus criadores lutam para que isso não ocorra.
Se depender da criadora Maria Lerego, que ao longo de 25 anos criou 200 filhotes, isso não irá acontecer. Atualmente, ela tem duas fêmeas da raça, Calista e Symphony, mamães dos 20 filhotinhos que nasceram recentemente. Segundo a britânica, agora o cuidado é para que todos os filhotes sobrevivam. Isso porque as cadelas pesam nadam menos que 40 kg e podem facilmente sufocar os pequenos.
Para os interessados, cada exemplar é vendido por cerca de R$ 2,3 mil.