Após dois anos sem realizar sua campanha de vacinação antirrábica, a prefeitura de São Paulo voltou nesta segunda-feira, 21 de maio, a fornecer gratuitamente a vacina a cães e gatos da cidade. O mutirão foi notícia na imprensa principalmente devido a preocupação de muitos donos quanto as possíveis reações da vacina.
Para esclarecer essas dúvidas, a equipe do jornal SPTV, da Rede Globo, e a equipe do Rede TV News estiveram recentemente aqui na clínica do Pet Hotel Dog Life para conversar com nossos veterinários. Segundo a Dra. Tatiana Portella Matos, a raiva é uma doença grave que não tem cura e leva o animal à óbito em pouco tempo.
O morcego é o principal hospedeiro da doença no interior, mas nas grandes cidades os cães e gatos ainda são os principais transmissores. Os pets infectados podem transmitir para outros animais a doença por meio de mordida, lambedura e arranhões. Segundo a veterinária, os principais sintomas da doença são o excesso de saliva, agressividade, dificuldade para ingerir alimentos, paralisia e finalmente a morte.
Extremamente perigosa e letal em 100% dos casos, a raiva pode ser transmitida para humanos, daí a importância da vacinação. Só lembrando que a vacina antirrábica deve ser aplicada anualmente em cães e gatos.