Os animais de estimação já se tornaram parte da nossa família. Por isso, nada mais justo que dividir com eles também os momentos de lazer das nossas viagens, não é mesmo? Mas antes de fazer a mala do cãozinho, saiba que alguns cuidados especiais são importantes para a saúde, segurança e conforto dele. O primeiro passo é levá-lo ao veterinário para um check-up. Na consulta o profissional, o especialista vai organizar a carteira de vacinação e também dar um atestado de saúde do animal, documentação necessária em alguns meios de transporte, como avião, por exemplo.
Na consulta, o veterinário poderá também esclarecer dúvidas sobre como prevenir algumas doenças que podem ser adquiridas no campo, como Erchiliose, contraída por meio do carrapato, ou na praia, a Dirofilariose. A boa notícia é que já existem no mercado medicamentos preventivos para essas doenças. Outro fator importante é organizar a mala do animal, não deixando de levar seus pertences como: potes de ração e de água e seus brinquedos favoritos. O proprietário não deve esquecer também das caixas de transporte e o cinto de segurança específico para cães.
É muito importante também jamais transportar os animais no colo ou soltos. Além de proibido pelo Código Brasileiro de Trânsito, os animais correm risco de pular pela janela e distrair o motorista.
Quanto à alimentação do animal, para o bem-estar do cão durante as viagens de carro, o ideal é que ele não receba alimento por seis horas antes da viagem. A iniciativa evita enjoos e vômitos, embora é importante que ele receba água até duas horas antes da viagem. As paradas também são importantes para o cão, assim ele não ficará ansioso e poderá fazer suas necessidades fisiológicas.
Não pode viajar com seu animal? Deixe-o em segurança
É importante lembrar ainda que, em viagens muito longas, os animais podem acabarmuito estressados. Nesses casos, o ideal é deixar o bichoem um hotel para cães, onde ele vai ser bem tratado e participará de atividades recreativas, até o retorno de seu proprietário. Já existem diversas opções de espaços como este, daí a importância de escolher com cuidado um lugarde confiança. Para isso, visite o hotel com antecedência, converse com os funcionários, veterinários e proprietários e se sentir uma boa receptividade ou confiança, prossiga a visita. Verifique também a limpeza do hotel, o espaço disponível para brincadeiras, entre outros.
Para escolher o hotel adequado, seja crítico, afinal, é a vida do seu animal que estará sendo cuidada. Preste atenção nos dormitórios e escolha um que seja individual, para evitar brigas. O espaço deve ser amplo o bastante para caber os potes de alimentos e pertences dos animais, que seja um local espaçoso e confortável para dormir. Tudo isso garante que os animais vão ser bem cuidados e terão férias tão divertidas e agradáveis quanto o seu dono.
*João Carlos Colombo é médico veterinário graduado pela Universidade de São Paulo, atua como cirurgião na Clínica Veterinária Fofão. www.clinicavetrinariafofao.com.br e é sócio do Pet Hotel Dog Life